De Sartre ao Pó de Eclesiastes

Por Vitor Pinheiro Gosto muito da ideia de Sartre quando diz que necessitamos do outro para ‘’ser’.’ Para ele, nós não nascemos com uma personalidade pronta, nós nos construímos através das experiências. Isso significa que o nosso ciclo social, a nossa família e as pessoas ao nosso redor são fundamentais para definir quem somos. Se... Continuar Lendo →

Cópias Autênticas

Por Vitor Pinheiro * Outro dia, um amigo meu, mais novo, chegou pra mim e mais alguns amigos dizendo que queria muito fazer as coisas da maneira que os amigos dele fazem e acham legal, mas perguntou se estava errado em “copiar”, ser “igual” àquele amigo. Então, eu apenas disse: claro que não; pelo contrário,... Continuar Lendo →

Frutos alados

Nos últimos anos tenho me afeiçoado cada vez mais pelas árvores. O Parque Ecológico onde costumo caminhar é repleto de Tipuanas, uma árvore muito comum aqui em Campinas, SP. Para o olhar desatento, é apenas uma árvore urbana frondosa que tinge as calçadas de amarelo. Mas, para quem gosta de investigar como o Criador assina... Continuar Lendo →

Entre a Dona Neusa e a pequena Maria

Parti para o Hospital das Clínicas da Unicamp para o último turno de estágio em Capelania. Entrei na sala da Capelania, onde fui informado de que naquele dia visitaríamos uma das muitas UTIs. Colocamos os devidos aparatos e, ao passar pela porta da UTI, deparamo-nos com cerca de oito pessoas chorando. O capelão me explicou... Continuar Lendo →

Multiplied

Minha relação com a música cristã é controversa. Conheço muito pouco, gosto ainda menos. Pra mim, a maioria das músicas cristãs, daqui ou de fora, são repetitivas como mantras ou exageradas teologicamente. Por outro lado, as poucas que ouço têm acompanhado e marcado minha jornada com Cristo, de modo profundo. Uma dessas poucas canções teve... Continuar Lendo →

Da Submissão à Beleza do Chamado

Como parte da minha formação pastoral, fui obrigado a participar de um curso de formação missionária com duração de vinte dias em regime de internato, numa cidade a mais de quinhentos quilômetros de casa. Como meu blog sempre foi um diário público das minhas experiências, resolvi registrar aqui algumas reflexões que fiz durante estes dias.... Continuar Lendo →

Casa vazia longe do lar

Nesses dias longe de casa e dos meus, tenho inevitavelmente refletido sobre o valor que eles têm em minha vida. O que sobra de mim sem eles? Quem eu sou com eles? E sem eles? O que é uma família, um lar? Fiz essas questões um pouco antes de entrar no cinema para assistir ao... Continuar Lendo →

Todos vocês

Lá estava eu, com a Ju e nossa amiga Vana, em um evento repleto de pessoas de todas as idades. A princípio, parecia um evento comum, mas logo percebi algo extraordinário: ali estavam pessoas em diferentes fases de suas vidas. Andando pelo evento, encontrei meu primo com dezesseis anos, apesar de ele ter quase 50... Continuar Lendo →

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑