Atenção! Cuide dos seus pertences

Este é um alerta bem comum em ambientes públicos, afinal de contas, as instituições não querem e não podem se responsabilizar pelos bens de todos. Mesmo com este tipo de aviso, muitas pessoas, ao perder seus pertences, se apressam em depositar a culpa pelo sumiço aos responsáveis pelos locais por onde passaram. É uma tentativa de reaver o que se perdeu, mesmo quando se sabe que o desleixo foi pessoal e intransferível.

Telefones, fones de ouvido, relógios, óculos, bolsas, brincos, carros e tudo mais que nomeamos como pertences, são de alguma maneira úteis, estimados e, portanto, importantes para nós. Por isso, zelamos por estes itens e nos entristecemos ao perdê-los. Consideramos relaxados aqueles que não zelam pelos seus bens e as julgamos como pessoas que não sabem valorizar aquilo que têm.

No livro de Deuteronômio, ao terminar de proferir as Leis de Deus ao povo, Moisés profere uma das palavras mais lindas e, ao mesmo tempo, mais duras ao povo de Israel:

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” – Deuteronômio 29:29

Aquele povo que acabara de tomar consciência da vontade do Deus que os libertou da escravidão. Após a graça da libertação, o Libertador entregou aos libertos seus termos, sua moral, sua ética. A partir de então, conscientes disso, essa palavra de Deus pertencia ao povo e era intransferível. O alerta estava dado, a placa estava posta e a alegação de desaviso não poderia mais ser usada.

Hoje, o que te pertence além de bens de consumo? O que você sabe e, portanto, não pode alegar desaviso?

Há mais de dois milênios, a boa notícia, a revelação suprema de Deus em Cristo Jesus foi entregue ao nosso mundo. Cada letra desse bem tem sido traduzido, impresso e compartilhado por gerações, através da história. Queira você ou não, goste você ou não, as placas de alerta e da graça de Deus têm sido instaladas por todo mundo e a importância e o valor dessa mensagem são incomparavelmente maiores do que qualquer um dos pertences que você possa adquirir em sua breve existência.

Você pode ignorar as pessoas corruptíveis que transmitem essa mensagem e que de modo manco e limitado levantam essas placas, mas não pode alegar desconhecimento, pois aquilo que você conhece sobre a verdade de Cristo Jesus também te pertence. O Evangelho está ao seu alcance no seu notebook, no seu celular, está sendo entregue e disponibilizado gratuitamente a você, aos seus filhos, parentes e amigos. Talvez a Palavra de Deus até esteja entre seus pertences, mas você tem zelado por ela?

“Busquem o Senhor enquanto podem achá-lo; invoquem-no agora, enquanto ele está perto. Que os perversos mudem de conduta e deixem de lado até mesmo a ideia de fazer o mal. Que se voltem para o Senhor, para que ele tenha misericórdia deles; sim, voltem-se para nosso Deus, pois ele os perdoará generosamente.” – Isaías 55.6-7


Descubra mais sobre Lucas Pedro

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑